Palestra SIPAT 2019: Prevenção de acidentes com Geraldo Magela

Sua empresa já possui uma cultura interna para prevenção de acidentes de trabalho?

Garantir a segurança e bem-estar dos colaboradores está entre as ações mais importantes para o desenvolvimento saudável das corporações. Essa é uma das áreas que mais influenciam positivamente o desenvolvimento das empresas em diferentes aspectos.

Segundo dados mais recentes do Anuário Estatístico de Acidentes do Trabalho (AEAT), no ano de 2017 tivemos mais de 450 mil acidentes no ambiente corporativo. De olhos nesses números, o calendário de ações de segurança das empresas precisa contemplar a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT).

É um momento que se reforça a cultura organizacional com foco na saúde e o bem-estar do funcionário, trabalhando, principalmente, o aspecto motivacional dos colaboradores, líderes e gestores.

Para que você tenha mais informações sobre as vantagens das palestras SIPAT, o que diz a legislação sobre o tema, e como organizá-la, preparamos este miniguia com informações preciosas.

Acompanhe a leitura e confira os benefícios das palestras para a SIPAT da sua empresa!

O que é SIPAT?

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho é considerada um dos eventos de maior importância nas empresas, pois tem como intuito educar os colaboradores a respeito de temas relevantes para a saúde e bem-estar. Veja os detalhes que compõem essa semana de palestras sobre segurança no trabalho.

Legislação

Todo gestor atento sabe que existem leis que devem ser respeitadas para manter o bom funcionamento dos negócios. Com isso, a SIPAT foi criada a partir do Decreto-Lei 34.715 de 27 de novembro de 1953, em que o então presidente Getúlio Vargas oficializou a instauração dessa semana preventiva, sendo que era de incumbência do Ministério do Trabalho promover a realização.

NR5

As normas regulamentadoras (NRs) foram criadas em 8 de junho de 1978 e estão previstas pela portaria nº 3214, sendo que a NR 5 tem a ver com a regulamentação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), estabelecida para cuidar de questões envolvidas com a segurança no trabalho, seja em empresas públicas, seja em empresas privadas. Dentre as atribuições que constam na norma regulamentadora, está a promoção da SIPAT anualmente.

CIPA

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes consiste em um grupo de representantes dos colaboradores que promove ações para zelar pela saúde e segurança de todos na empresa. Nas atribuições principais da CIPA, os membros devem se comprometer com a realização da SIPAT na organização.

Participantes

Não existe um limite específico de pessoas que podem participar da SIPAT, sendo que isso deve ser avaliado pelo planejamento estratégico das organizações, a fim de educar os setores em torno dos assuntos sobre saúde e segurança. Para empresas de médio ou grande porte, por exemplo, pode-se estabelecer turnos para que o maior número possível de colaboradores acompanhe as palestras.

Frequência

Em 1953, quando começou a se falar em SIPAT, estava previsto que a realização do evento seria sempre na última semana de novembro. De maneira geral, pode-se colocar no calendário das empresas essa semana de palestras de acordo com os objetivos dos gestores, porém, vale lembrar que esse evento ocorre anualmente.

Qual a importância da SIPAT para prevenção de acidentes?

Por ter uma característica de conscientizar os colaboradores em torno de diversos temas cruciais a respeito da saúde, do bem-estar e da segurança no trabalho, a SIPAT permite que as funções executadas no dia a dia sejam bem desempenhadas. Para que você tenha uma noção melhor disso, veja a seguir os principais temas, os benefícios das palestras e como é a organização dessa semana preventiva.

Temas SIPAT

Os temas para SIPAT tendem a variar bastante, pois dependem das demandas específicas de cada empresa, ou seja, os problemas mais evidentes que afligem os setores e podem colocar em risco os colaboradores, suas funções e desempenho. No entanto, de acordo com a legislação brasileira, temas como as doenças sexualmente transmissíveis, o alcoolismo e o tabagismo devem ser citados obrigatoriamente.

As palestras podem se encaixar também conforme o nicho de atuação das empresas. Alguns assuntos abordados são:

Segurança e motivação como estilo de vida;

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs);

Primeiros socorros;

Administração do tempo;

Ansiedade, estresse, depressão;

Dependência digital;

Ergonomia;

Drogas;

Alcoolismo;

Direção defensiva;

DSTs, AIDS e tabagismo;

Meio Ambinte.

 

Benefícios das palestras para Semana da SIPAT

A proposta de uma semana completa de palestras proporciona diversos benefícios para o dia a dia das empresas, sendo que, comprovadamente a produtividade melhora e as taxas de rotatividade de funcionários diminuem.

O propósito de promover conhecimento e educar as pessoas a respeito dos cuidados no ambiente de trabalho costuma ser bem entendido, pois os índices de acidente tendem a diminuir depois de cada SIPAT.

É imprescindível que haja esse momento de interação entre os funcionários com a abordagem de temas críticos sobre o lado profissional e pessoal, a fim de gerar um ambiente harmonioso. Além disso, os colaboradores são agraciados com a oportunidade de tirarem dúvidas com profissionais de saúde e segurança no trabalho, sem contar a chance de sair da rotina com uma palestra show para descontrair.

Organização SIPAT

Muitas empresas pecam por deixarem o planejamento da SIPAT para última hora, pois um evento desse porte necessita de organização em seus mínimos detalhes, afinal, é preciso verificar a agenda dos palestrantes, arrumar o ambiente de trabalho, analisar os melhores horários. A princípio, é preciso definir quem será o responsável por desenvolver a SIPAT, a fim de coordenar o evento e distribuir as tarefas.

De acordo com a NR 5, A SIPAT deve ser organizada pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina no Trabalho (SESMT), porém, se a empresa não o possui esse departamento ativo, a CIPA, os membros do RH e técnicos de segurança do trabalho devem assumir esse posto. É importante escolher o mês de realização da SIPAT, as atividades, os temas, os palestrantes, entre outros aspectos inerentes ao evento.

Como criar uma cultura interna de segurança do trabalho?

A política do marketing interno é essencial para engajar os funcionários não somente para se elegerem como membros da CIPA, mas também se animarem com o evento da SIPAT.

Por isso, torna-se necessário promover a expectativa dos trabalhadores em torno do que está por vir, ou seja, quanto mais inovadora for a SIPAT, mais chances deles se envolverem com o projeto.

A segurança no trabalho deve ser pensada todos os dias, sendo que é preciso ter isso muito claro nos valores da empresa e incorporado no clima organizacional, tendo como propósito gerar sinergia entre os setores e um ambiente seguro de fato.

A ideia é estimular os colaboradores e tomadores de decisão na empresa para criarem boas práticas de segurança e estimularem a conscientização de que todos estão envolvidos nos mesmos objetivos.

Contratar palestra SIPAT com humor e informação

As palestras show do humorista e palestrante Geraldo Magela são destinadas para a sensibilização de empresas que promovem eventos e treinamentos durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT).

O comediante cria situações e cenários para transmitir a mensagem e tópicos definidos pelas empresas com muita criatividade e humor.

Quer saber como as palestras SIPAT do Ceguinho podem contribuir para a cultura interna de prevenção de acidentes na sua empresa?

SIM, QUERO CONHECER AS PALESTRAS SIPAT DO GERALDO MAGELA!

Fechar Menu