Como melhorar o ambiente de trabalho? Confira 7 dicas bem-humoradas

Quando gestores e líderes percebem que as metas e objetivos não estão sendo alcançados como previsto, é hora de parar para avaliar aspectos organizacionais que às vezes escapam aos olhos no ambiente de trabalho.

Mas antes de tudo é preciso lembrar da filosofia popular que ensina: “rir é o melhor remédio para o corpo”. Então, seja para realizar tarefas simples ou para adicionar pequenos hábitos na rotina para melhorar o ambiente de trabalho é importante pensar que a motivação e o bom humor são elementos determinantes para a eficácia das ações.

Afinal, quando se está motivado e bem-humorado é possível lidar com situações adversas de uma maneira mais leve, por exemplo, além de executar as tarefas com mais criatividade.

Para que o clima organizacional esteja de vento em popa em sua empresa, listamos neste post 7 dicas práticas e acionáveis que são estratégicas para todas as corporações que buscam sempre melhor o ambiente de trabalho.

Incentive a prática de exercícios

Provavelmente você já deve ter ouvido falar muito da importância de fazer exercícios físicos no dia a dia, não é verdade? Isso é muito comentado, pois as atividades físicas permitem que você tenha mais disposição no cotidiano, consiga controlar o peso, equilibre o sono e, até mesmo, mantenha o bom humor.

Condicionar o corpo regularmente aumenta os níveis de endorfina, o hormônio que gera bem-estar, fazendo com que o cérebro libere mensagens que dão uma sensação de recompensa. Dentro do ambiente de trabalho, vale colocar um momento de ginástica laboral, por exemplo, para que sejam cumpridas as normas da NR 17 e os colaboradores evitem lesões, afastem doenças ocupacionais e interajam entre si.

Estabeleça premiações atreladas a metas

Uma das grandes ideias para gerar motivação nos colaboradores é incluir premiações por desafios alcançados, tais como ingressos para alguma atração cultural, entrega de bens de consumo, desconto em lojas, disponibilidade de viagens, e assim por diante. Promover esse reforço positivo no ambiente corporativo faz com que as pessoas se condicionem a melhorarem a produção em função da conquista do prêmio.

Dependendo do orçamento da empresa e do planejamento estratégico criado para o ano vigente, você pode estipular níveis de conquistas que estimulem os funcionários a correrem atrás desse objetivo. Lembrando que todas as metas devem seguir o modelo SMART, ou seja, precisam ser específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e, principalmente, terem um tempo determinado.

Desenvolva um bom plano de carreira

Qualquer pessoa almeja ter uma estabilidade financeira e, com isso, poder viver sua aposentadoria tranquilamente sem precisar trabalhar na velhice, não é mesmo? Porém, nem todas as organizações dão condições para que as pessoas concretizem seus planos pessoais e profissionais, algo que acaba desestimulando os funcionários e gerando faltas, atrasos e queda no rendimento.

O investimento na gestão de pessoas precisa levar em consideração o desenvolvimento de um bom plano de carreira, a fim de permitir a evolução dos colaboradores e aumentar a expectativa deles em torno da cultura da empresa. Para tanto, desde o momento da contratação, o setor de RH deve deixar claro os valores da empresa e como esse candidato pode subir de cargo com o tempo.

Utilize bem a cultura do feedback

Ao lidar com pessoas, também é necessário aplicar a cultura do feedback, pois é fundamental para estimular os colaboradores a terem mais ânimo no trabalho.

É preciso orientar os líderes da empresa a darem mais feedbacks, sendo que esse diálogo serve para ajustar os pontos fracos e enaltecer os pontos fortes. Um bom feedback consegue estimular o desejo de produzir bons resultados, construir uma linha de raciocínio coerente com as metas pessoais e profissionais, entender as necessidades da empresa, entre outros fatores importantes.

Promova a inovação nos processos

Em um ambiente competitivo, a melhor forma para sua empresa se destacar é investir no campo da pesquisa e desenvolvimento, a fim de gerar inovações consistentes nos produtos e atrair o público-alvo. Fazer algo que quebre paradigmas e permita se destacar no mercado é excelente para a imagem da marca e a construção de uma cultura voltada para o novo.

Tendo isso em vista, permitir que os colaboradores deem ideias e participem ativamente das mudanças corporativas é um excelente gancho para estimular um ótimo ambiente de trabalho. Lembre-se que muitos deles acompanham as dificuldades in loco e sabem o que cada setor precisa para evoluir de fato, sendo que essa sinergia promove um aumento orgânico na produtividade.

Crie um ambiente de trabalho seguro

De acordo com a legislação brasileira, as empresas precisam ter um olhar atento para questões em relação à segurança do trabalho, sendo que a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) precisa ser realizada anualmente. Essa é uma forma de conscientizar os colaboradores sobre assuntos como doenças, vícios, motivação, ansiedade, administração do tempo.

Nesse aspecto as palestras interativas fazem toda a diferença na produtividade dos funcionários, pois cria um clima harmonioso e contribui diretamente com a diminuição dos índices de acidentes corporativos. Além disso, para que todos tenham a sensação de bem-estar, a empresa deve prezar por um ambiente de trabalho que respeite fatores como a ergonomia e a acessibilidade.

Invista em palestras dinâmicas e divertidas

Muitas pessoas têm uma impressão ruim sobre palestras corporativas, porque estão acostumadas com aquela ideia de que vão passar horas olhando para uma apresentação com inúmeros slides e que isso só atrapalharia seu ritmo de trabalho. Por isso, a grande questão é proporcionar algo que realmente agregue valor para os funcionários na rotina de trabalho e faça com que a mensagem seja assimilada da melhor maneira possível.

A solução mais viável nesses casos é investir em palestras show que geram sensações e situações com as quais os colaboradores possam se divertir e se motivarem ao mesmo tempo. Para isso, vale contratar palestrantes motivacionais que disponham de uma boa experiência de palco, saibam lidar com públicos diversos e tenham um excelente bom humor, pois essa será a receita para contagiar a todos.

Fechar Menu